quinta-feira, 13 de março de 2014

Avanço da Alemanha à mundialização do conflito

2ª Guerra Mundial
(1ª fase 1940-1941)

No segundo semestre da 2ª Guerra Mundial de 1940 a guerra atinge a regiao dos Balcãs. Desejoso de mostrar a sua independência de Hitler, Mussolini ordena a invasão da Grécia, partindo da Albânia.
       As tropas italianas não conseguem ultrapassar a fronteira e ainda sofrem um contra-ataque anglo-grego que as faz recuar. 
         A Alemanha decide enviar suas divisões para esta região tendo por objectivo afastar definitivamente os Ingleses do Mediterrâneo Oriental, assim como reforçar seu fronte Sul para a futura invasão de URSS. 
         Em Abril de 1941 caem sob seu domínio a Lugoslávia e a Grécia, culminando com uma surpreendente ocupação da Ilha de Creta (base aero-naval inglesa, pelos para quedistas Alemães. Desta forma os campos da Romênia, que abasteciam as divisões blindadas alemãs, ficam a salvo dos bombardeios aéreos. 
          Apesar dessas sucessivas derrotas os ingleses conseguem manter algumas posições estratégicas importantes (a ilha de Malta), na intersecção da Sicília com a África. Isso lhe possibilita assediar os comboios do Estreito de Gibraltar que lhes assegura a rota marítima com Mediterrâneo e o Egipto. 
          A superioridade naval e aérea inglesa vai ser uma permanente fonte de tormentos para os Italianos no Mediterrâneo, como também neutraliza a eficiência de combate do Afrikakorps derrotados em "El Alemain", e a 30 de Junho de 1942, por falta de reforços.

Sem comentários:

Enviar um comentário